sábado, 13 de outubro de 2012

Cidadão Kane: Review [Cinema]

A vida de um milionário. Sua infância. Seus primeiros passos na conquista de um império. A administração de suas posses. Sua vida pessoal e amorosa. Tudo isto abordado de maneira magnífica nesta obra cinematográfica que até ano passado era considerada o melhor filme de todos os tempos de acordo com a Sight & Sounds, revista britânica especializada em cinema que comentei aqui. Porém muitos ainda consideram esse filme como o melhor.
Ao vermos hoje em dia esse filme iremos achar que se trata de mais um outro filme de drama. Mas devemos olhar com os olhos da época.
Cidadão Kane (Citizen Kane), 1941, relata a vida de William Randolph Hearst, milionário e empresário de um jornal, interpretado por Orson Welles, que também dirigiu o longa, desde seu nascimento até no leito de morte quando pronuncia uma palavra misteriosa "Rosebund" e um jornalista é destacado para desvendar o significado dessa palavra.
O filme tem uma sequência totalmente diferente para os seus contemporâneos. Ele não é linear e a história do filme/personagem vai sendo contada aos poucos e de maneira intricada. A história vai sendo construída aos poucos e aos poucos o espectador vai fazendo ligação com as cenas anteriores que em alguns momentos não fazem sentido.
O filme não deixa pontas soltas e apresenta um desfecho sensacional. É um filme que mostra um pouco do velho ditado que diz que "dinheiro não compra felicidade" ou o de que "eu era feliz e não sabia". A maior riqueza do homem está em seu coração também pode definir o final e encerramento do filme que culmina com o desvendar do mistério relacionado à última palavra proferida por Kane no momento da morte.
É um filme sensacional que deve ser visto por todo aquele que gosta de cinema ou por aqueles que buscam por um bom drama com pitadas de mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário