segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Revolution S01E01: Review [Série]

Após o apagão

Eu iniciei falando de Revolution neste post aqui. E o que falar do primeiro capítulo de Revolution? Bem, o episódio piloto foi o que apresentou o teor da série. Mas antes de começar a falar dele irei brevemente apresentar a série. A série lida com a simples questão: como seria o nosso dia-a-dia sem energia elétrica? Como a civilização reagiria a um caos energético? E as consequências da falta de energia para as nossas vidas?
Charlie
Assim, na primeira cena da série mostra a nossa dependência da energia elétrica em nossas vidas. Então, em uma família normal, a filha está assistindo à TV, o filho mais novo está jogando no tablet (que coragem dos pais), a mãe fala ao celular, as luzes todas ligadas e etc etc. 
A partir desse momento o drama tem início. O pai chega apressado em casa dizendo que “aquilo” começaria a acontecer, liga rápido o computador e salva para um pen-drive algumas informações. Então ocorre um apagão! Aparentemente só aquele casal sabe o que está acontecendo. Toda a energia elétrica em todo o mundo acaba. Porém, diferentemente do que eu pensava quando li pela primeira vez a sinopse da série, os equipamentos que funcionam à bateria “morreram” na hora, os transportes também falharam. Foi algo como um PEM (Pulso Eletromagnético) que foi liberado em todo o mundo!
Depois desse momento 15 anos se passaram. As cidades foram abandonadas. Não existe mais produção de medicamentos, exceto os naturais feitos por leigos. A polícia também acabou, fazendo com que surgissem as milícias em diversas regiões. As pessoas passaram a se reunir em aldeias, pequenas comunidades em que elas mesmas plantam seu próprio alimento, criam animais e vivem como viviam na idade das trevas.
Revolution trará amor ou ódio como em Lost?
Aquelas crianças cresceram (Charlie e Danny). Continuam a morar com seu pai, Ben, porém sua mãe, Rachel, morreu e ele vive com outra mulher e o relacionamento entre pai e filhos é conturbado.
Um grupo de homens pertencentes a uma milícia (identificada apenas como Monroe) aparece na aldeia procurando por Ben e seu irmão, Miles. Algo que está relacionado com o apagão. Eles devem ir com eles até o seu general. Antes de ser levado com os homens Ben entrega seu pen-drive com informações sobre o apagão (?) para um ex-empresário do Google e seu amigo, Aaron. Mas quando resolve ser levado seu filho aparece ameaçando os milicianos. Começa uma confusão que culmina com a morte de Ben.
Afim de que Miles vá atrás deles os homens da milícia levam Danny como isca. Charlie chega à comunidade e encontra o pai agonizando, cuja únicas palavras foi para que ela encontrasse seu irmão, Miles, que poderia salvar o seu filho.
Charlie parte para uma jornada juntamente com sua madrasta e Aaron. Aaron, ainda tem a ordem de não revelar nada para ninguém a respeito daquele pen-drive. E aí começam, ao meu ver as similaridades com Lost (série que também foi produzida por J. J. Abrams): a viagem em grupo rumo a uma missão, o aparecimento dos “outros”, neste caso a milícia, um mistério (o apagão), a vida com limitações tecnológicas (em uma ilha e em um planeta sem energia elétrica), além de algo que acontece pouco, mais ainda ocorre, que são os flashbacks.
Após se envolverem em várias confusões no caminho, principalmente envolvendo criminosos e membros da milícia, o grupo chega em Boston, local em que mora o tio de Charlie.
Enquanto isso, Danny, irmão de Charlie, consegue fugir da milícia e é amparado na casa de uma senhora. Ela o ajuda a se recuperar de um ataque de asma, mas este logo deseja sair e tentar voltar para sua casa. Mas a milícia aparece na casa daquela mulher e captura novamente o jovem.
Em Boston o grupo tenta convencer o tio de Charlie a ir com eles em busca de Danny, ele é agora o único membro da família que eles podem confiar, e após muita discussão e lutas com membros da milícia que tinham se infiltrado no grupo de Charlie o tio resolve seguir com eles para tentar encontrar e liberar Danny da mão da milícia Monroe.
Ao final do episódio temos dois eventos que fazem nossas cabeças explodirem de tantas teorias sendo formuladas.
A milícia Monroe é comandada pelo general Monroe, amigo de Miles, que aparece no início do episódio.
Em um dos flashbacks de Miles, vemos que ele também tem a tatuagem da milícia!
O Pen Drive estiloso
A mulher que amparou Danny possui um pen-drive igual ao de Ben, que agora está com Aaron. Com ele ela liga um computador no sótão de sua casa, e à La Matrix fala com outra pessoa (provavelmente em uma rede) sobre o a milícia que esteve em sua casa. A outra pessoa ainda pergunta se eles “encontraram?”. E “E o que faremos agora?”
O pen-drive gera energia elétrica? Qual o papel daquele dispositivo?
Miles faz parte da milícia? Já fez parte e por alguma razão foi expulso?
Quem mais sabe sobre o apagão?
Quem o causou? Foi causado?
Gostei muito da série por conta das diversas dúvidas que o primeiro episódio deixou. Estava com saudades de séries desse tipo. Acompanhei Lost pelos sete anos de série e depois de seu término, apesar do final dúbio, fiquei órfão de uma série que trouxesse dúvidas e possibilidades de formar hipóteses sobre o que estaria acontecendo.
Temos ainda muitas perguntas para fazer, mas as respostas só nos próximos episódios de Revolution!
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário