sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Avengers #1 Review [HQ]


Com o advento do filme dos Vingadores resolvi desencavar as HQs antigas desse grupo de super heróis e comecei a ler desde a primeira HQ do grupo. Avengers #1 foi lançada no dia 1º de setembro de 1963, escrita por Stan Lee e com artes de Jack Kirby, Dick Ayers e S. Rosen. A HQ exibe aquele código de aprovação de quadrinhos para crianças, espécie de classificação etária da época.
A revista apresenta os super heróis mais poderosos da Terra: Hulk, Thor, Homem de Ferro e Homem Formiga (Vespa também aparece como side-kick do Ant-Man, mas na capa ela não é mencionada, exceto na ilustração de capa).
E como super vilão os vingadores enfrentam Loki, o deus do mal. Engraçado como um personagem apresentado lá atrás na história da Marvel tenha sido o primeiro dos inimigos dos Avengers atuais.
O primeiro estranhamento para quem não estaria acostumado é ver a armadura do Homem de Ferro toda dourada. Além disso, ele a veste manualmente e algumas das partes da armadura parecem que são feitas de material flexível.
Thor se encontra escondido dos humanos como Dr. Don Blake, um médico coxo. Sua transformação em deus do trovão ocorre ao se ajoelha, dizer algumas palavras e fincar a sua bengala no chão, a qual se transforma em seu martelo.
Hulk se encontra sempre transformado como o grandão verde e se locomove pelo mundo com seus poderosos saltos, dando a impressão de que voa.
Homem Formiga e Vespa também já são apresentados com suas formas heroicas (em tamanhos milimétricos).
A aventura dessa HQ começa quando Loki, estando preso na ilha do silêncio, deseja vingança de Thor. Para isso, utilizando seus poderes psíquicos, Loki maquina um modo de incriminar Hulk de querer assassinar diversas pessoas em um trem. Ele coloca um obstáculo – uma enorme rocha – na frente do trem, mas é algo visível somente ao Hulk, este tenta tirar, mas acaba destruindo a linha férrea, porém utilizando sua grande força para concertar os trilhos do trem. Sabendo que ele agiu certo e não tentou matar as pessoas e sim salvá-las, mas sendo execrado pela mídia e pelas pessoas do trem e que leram a notícia de que o Hulk tentou matar várias pessoas, fugiu e se esconde.
Os vingadores são chamados por um grupo de jovens que são amigos do Hulk e desejam encontrá-lo e tentar solucionar aquela história que parece muito suspeita.
Thor, Homem de Ferro, Homem Formiga e Vespa se reúnem, mas não sob a bandeira de vingadores, mas agem juntos para encontrar o Hulk. Ao encontrá-lo ocorre uma surpreendente luta que culmina com Thor indo atrás do Hulk, mas caiu em uma cilada, pois não era Hulk quem ele perseguia, mas uma ilusão de ótica produzida por Loki. Sem saber quem teria feito aquilo, Thor volta para Asgard ter com seu pai sobre essas coisas, ele suspeita um pouco que tudo aquilo seja obra de seu irmão.
Thor encontra seu irmão na ilha do silêncio e ambos iniciam combate singular. Enquanto isso, na Terra, a luta recomeça contra Hulk, que continua afirmando que os humanos são uns loucos por acharem que ele tenha feito mal à sua raça. Ele deseja apenas o sossego e não ser incomodado.
As lutas culminam quando todos os personagens se encontram. Thor, trás à Terra seu irmão com o objetivo de desmentir tudo o que fora plantado contra Hulk e, assim, todos os heróis se voltam contra Loki, que após mais uma batalha é preso em uma câmara. Por quanto tempo? Não se sabe, mas isso poderia atrasar os planos de dominação e de vingança de Loki contra Thor.
Finalmente os aventureiros decidem tomarem um nome para sua equipe, e o nome escolhido é Avengers / Vingadores.
A revista é claramente escrita para crianças, o plote é simples, muitos atos/consequências que ocorrem não convencem, mas é necessário ler com a mente aberta. Esperando algo simples, para um público unicamente infantil dos anos 60. Então não devemos esperar histórias muito elaboradas. Mas o que é muito legal é saber o surgimento deste grupo de heróis e isso é muito legal e o que mais me chamou atenção para ler essas HQs.
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado e gostaria de manter uma discussão sobre essas HQs antigas. Comentem!
Até mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário