segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Casa Abandonada [Conto]


A casa abandonada, conto escrito por H. P. Lovecraft em 16 a 19 de outubro de 1924, com o título origina de The Shunned House, foi publicado em 1928.
O conto aborda a história de um jovem rapaz que se vê diante de um grande mistério. Uma casa próximo à sua residência onde todos os seus residentes, desde a sua construção sempre sofreram de alguma enfermidade. A casa tinha algo insalubre em si. Quando era menino a casa já estava abandonada há muito tempo e costumava brincar com os amigos no local, mas não lhe agradava muito o cheiro e o clima da casa.
O tio do rapaz era médico e tinha muitas fichas de pacientes que moraram na casa e que sofreram de diversas doenças. A curiosidade do rapaz é tamanha que faz com que ele vá investigar o que causa isto na casa. Porque pessoas não permanecem ali? Porque há tanta dificuldade em se alugar o espaço? Entre outras questões.
O tom, como todo conto de H. P. Lovecraft, é sombrio, soturno, cheio de mistério. Ao final do conto vem o terror. Há muito terror psicológico, mas há também um horror que deixa qualquer leitor perturbado.
Gostei muito do conto, foi o primeiro conto que li do autor. Não é extenso, em uma tarde (ou noite, caso prefira =D) dá pra lê-lo tranquilamente. O conto é ambientado na década de 1930 o que confere uma atmosfera ainda mais misteriosa e assustadora. Clique no link abaixo para fazer o download do conto e boa leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário