terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pequena Abelha: Review [Livro]




Título: Pequena Abelha
Autor: Chris Cleave
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Ano: 2010


Sinopse:

Não queremos lhe contar o que acontece nesse livro.
É realmente uma história especial, e não queremos estragá-la.
Ainda assim, você precisa saber algo para se interessar, por isso vamos dizer apenas o seguinte:
Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa fazer uma escolha que envolve vida ou morte. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa... Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como a narrativa se desenrola.
Pequena Abelha é o segundo livro de Chris Cleave. Finalista do Prêmio Costa de 2008 como Melhor Obra de Ficção, foi indicado ao Prêmio Commonwealth Writers' como Melhor Livro de 2009.


Crítica:

De um lado temos a Pequena Abelha (sim, esse seria o nome adotado pela protagonista da história), uma adolescente negra, nascida na Nigéria, que após diversos problemas em sua vida se vê na Inglaterra. Toda sua vida de inocência há muito ficou pra trás, agora ela conhece bem a maldade humana, tanto que virou costume seu ver de que modos ela poderia tirar a sua própria vida em determinado ambiente. A vida da Pequena Abelha passa a fazer parte da vida de uma editora-chefe de revista de moda e de um colunista de uma grande revista de circulação nacional ou seria ao contrário?
Cheio de flashbacks, e com visões alternadas dos protagonistas, é um livro que mostra a força da mulher sob diversas situações. Uma menina negra e refugiada pode (e nesse caso é) muito mais forte do que o colunista famoso.
E mostra também como o destino de tantos personagens com características tão distintas podem se juntar na mesma história (com uma narrativa linda) de modo tão coeso, esse é um dos pontos altos do livro, além é claro, da história da Pequena Abelha...
Emocionante, atraente que prende o leitor do começo ao fim. Foi bastante difícil deixar de ler para fazer outros afazeres diários.
Realmente um livro excelente. Recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário