quinta-feira, 14 de maio de 2020

Bolsonaro e a comparação de mortes com Argentina e Suécia

Em mais uma de suas falas medíocres, o presidente disse nesta quinta-feira(14/05/2020) para a impressa, que se deve fazer uma “conta por milhão de habitantes” quando questionado sobre a diferença no número de mortos entre Brasil e Argentina pelo novo coronavírus.

Em outro momento, falou sobre a Suécia: “Vamos falar da Suécia? Pronto. A Suécia não fechou.”

O problema nessas duas falas é que demonstra que o presidente parece não saber o que realmente está acontecendo no Brasil e no mundo ou faz vista grossa. Além disso, os números ficam piores quando se faz a “conta” que o chefe do poder executivo informa para que os jornalistas e população em geral façam.

Quando se avalia a quantidade de mortos por milhão de habitantes temos os seguintes valores para cada um dos países citados:

Brasil = 63,2 mortos por milhão de habitantes

Argentina = 7,4 mortos por milhão de habitantes

Suécia = 346,5 mortos por milhão de habitantes

Ou seja, nessa proporção, o Brasil tem oito vezes mais mortes por milhão de habitantes do que a Argentina e, seguindo o exemplo da Suécia, que não adotou medidas tão restritivas contra o coronavírus, poderá a chegar a valores diversas vezes maiores do que os que temos hoje.

Bolsonaro parece não saber o que fazer e parece não saber da situação nos outros países. E se atrapalha ainda mais com suas declarações nada pensadas. Ou pode ser que ele saiba, mas para ele a economia fala mais alto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário