terça-feira, 10 de setembro de 2019

Sobre a eliminação de partidos políticos

Vejo em algumas postagens pessoas que falam que determinados partidos políticos devem desaparecer ou que determinado governante deve dar um jeito e extinguir determinado grupo, aquele que normalmente tem ideias bastante diferentes dos que estão atualmente no poder.
Antes de continuar quero deixar claro que não sou PTista ou PSOLista ou de qualquer partido político, sou um crítico do governo, talvez por esse motivo posso estar mais à esquerda do que à direita. E essa é uma discussão que quero tratar em outro momento. Enfim, não tenho nem partido nem político de estimação. 
Continuemos. O pensamento de extinguir qualquer outro partido político, mesmo que você não concorde de maneira nenhuma com suas ações ou com sua forma de fazer política, vai de encontro à Constituição. Além disso, é um pensamento antidemocrático, por impedir que outros participem da cena política do país.
Quando vamos para a Constituição Federal, nossa carta legislativa maior, logo no Título I, Artigo 1º, Inciso V: 

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
[...]
V - o pluralismo político.

Então, pra quê esse dualismo? Essa briga entre pessoas que não há discussão alguma? Para quê tudo isso se no Brasil espera haver pluralidade política? Não faz sentido. Além disso, todas as discussões que existem é basicamente: o meu lado é melhor que o seu. Nada voltado para a construção de uma sociedade melhor.
Infelizmente estamos vivendo esse período de dualismo, que mesmo com uma política onde existem vários partidos políticos, as discussões e brigas, principalmente nas redes sociais, resumem-se a dois lados, direita e esquerda.
Pense nisso.
Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário